quinta-feira, 14 de julho de 2011

PRÉ – CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE PLANALTINA


No dia 14 de julho de 2011, aconteceu em Planaltina, a Pré Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional. Estiveram presentes: a Secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF, Arlete Avelar Sampaio, a Subsecretária de Segurança Alimentar do DF, Fátima de Carvalho, o Administrador de Planaltina, Prof. Nilvan de Vasconcellos, Misael Barreto, Diretor da Regional de Ensino de Planaltina e Hérmanos, membro do Conselho de Regional de Segurança Alimentar. Alem de funcionários da SEDEST, funcionários de Empresas do GDF, estudantes, membros de ONG’s e associações comunitárias e moradores da cidade beneficiados pelos programas do Governo.
O Administrador de Planaltina, Prof. Nilvan Vasconcellos, ressaltou: “... Planaltina ocupa um espaço muito grande, tanto na produção quanto no consumo da agricultura familiar. O grande desafio é buscarmos uma qualidade de alimentos e ter consciência do que consumimos. O diferencial deste Governo é colocamos as pessoas que fazem políticas públicas para pensar e estabelecer estratégias que melhorem a qualidade de vida da população...”
A Secretária Arlete Sampaio, disse que o objetivo desta pré-conferência é justamente passar informações de como esse governo entende as políticas de segurança alimentar no DF, e colher sugestões de como melhorar ainda mais este sistema.
Já a Subsecretária de Segurança Alimentar, Fátima Carvalho, falou da importância das conferências que busca garantir a todos uma alimentação digna no DF. E a construção de um sistema único de segurança alimentar.
A Pré-Conferência teve seguimento com palestra da Sub-Secretária, Fátima Carvalho sobre segurança alimentar, logo em seguida houve uma pausa para lanche e finalizando com debates divididos em quatro grupos, sobre o tema abordado.




quarta-feira, 13 de julho de 2011

Convite!!!!!!!!!

Pré-Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal
(de 2 de julho a 6 de agosto de 2011)

No dia 02 de julho, começou as Pré-Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal com o objetivo de ampliar a capacidade de mobilização e proposição de temas que debatam o acesso de cada brasileiro e brasileira à alimentação adequada e saudável, como também à soberania e segurança alimentar e nutricional no Distrito Federal.
            Serão 12 Pré-Conferências Regionais (cronograma anexo) que ocorrerão nas Regiões Administrativas do DF e promoverão a participação de atores sociais do Governo e da sociedade civil nas discussões em sua região, respeitando assim, a especificidade local.
        As Pré-Conferências, juntamente com a III Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser realizada de 21 a 23 de agosto de 2011, em Brasília-DF, fazem parte do processo preparatório da IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que terá como lema “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos” e será a pactuação nacional pelo direito humano à alimentação adequada e saudável. Direito esse assegurado pela Constituição Federal, com a inclusão da alimentação como direito social (Emenda Constitucional nº 64, de 4 de fevereiro de 2010).
 


                      Com isso, a Administração Regional de Planaltina, tem a honra de convidá-los a nossa Pré-Conferência que será realizada no dia 14/07/2011, no Ginásio de Múltiplas Funções, que fica ao lado da Administração Regional de Planaltina. De 8h ás 13h.
Contamos com sua presença!

Qualificando os espaços públicos

      O primeiro evento qualificando os espaços públicos foi realizado nesse ultimo sábado, dia 02 de julho de 2011, na Quadra de esportes da Vila Vicentina.                                                                                                      Qualificando os espaços público, é uma parceria da Administração Regional com a iniciativa privada. O evento consiste em um dia de lazer, para uma determinada comunidade, tivemos disputas de futebol de salão nas categorias “fraldinha”, maior e menor. Os jogos foram realizados durante todo o dia e os vencedores foram as equipes do Real Madri e América.
     Já na categoria adulto, foi realizado um torneio de futebol de areia, onde o grande campeão foi, a equipe do São Paulo, que venceu a equipe Baby por 6X5. Este jogo teve um bom público na quadra de areia da Vila Vicentina. Outras atrações, como a tenda do IBAMA, expuseram vários animais empalhados, para o público. Durante todo o dia foram distribuídos cachorro quente, picolés, entrega de brindes, cama elástica, jogos de tótó e muito mais para a comunidade presente.
       Na parceria privada, tivermos a presença da tenda  da SKAY, tenda do laboratório SABIN, fazendo exames de glicose e medição de pressão e a tenda da Estação FIAT, com a exposição de carros.
      Uma das grandes atrações do evento,  foi a apresentação do Circo REBOTE, com o espetáculo (Columpio), com  40 (quarenta minutos) de apresentação, trazendo bastante alegria e contentamento ao público presente. No final, o nosso Administrador Regional













domingo, 10 de julho de 2011

SEDE PRÓPRIA PARA CONSELHO TUTELAR II DE PLANALTINA

Os Conselheiros Tutelares de Planaltina reivindicavam a muito tempo melhores condições de trabalho e hoje ( 08/0702011 ) a cidade ganhou uma nova Sede.
As novas instalações contam com 5 salas, uma para cada conselheiro, recepção e copa. Dentro daquilo  que vem sendo proposto pelo Governador Agnelo, esta é  a primeira  Sede  de muitas que serão entregues a população.
O Administrador de Planaltina, Prof.  Nilvan Vasconcellos, agradeceu a presença do Governador e lembrou que no inicio do governo o conselho contava apenas com uma sala apertada, com esforços da Secretaria de Justiça e da Secretaria da Criança recursos foram investidos e hoje estamos inaugurando esta nova Sede.
O Secretario da Criança, Dioclécio Campos Junior, ressaltou: ... “quero em primeiro lugar em nome das crianças e adolescentes que acreditamos representar abrir esta nova Sede do Conselho Tutelar de Planaltina, saudando os conselheiros desta unidade pelo compromisso nesta nobre missão. Este Conselho foi o primeiro a ser visitado  pela Secretaria da Criança e depois de seis meses voltamos para inaugurar esta nova Sede, mostrando a atenção que este governo dá a esta causa...”
O Governador, Agnelo Queiroz, expressou sua alegria: ... “sinto-me feliz em estar entregando esta obra que representa a postura do governo do Distrito Federal com os Conselhos Tutelares. Estas novas instalações vão contribuir para que os conselheiros atendam com mais qualidade nossa população. Quero aproveitar para cumprimentar o Administrador, Prof. Nilvan Vasconcellos pelos esforços e parceria para otimizar os serviços prestados por este conselho...” ressaltou Agnelo.
Estavam presentes:  O Governador, Dr. Agnelo Queiroz; o  Administrador de Planaltina, Prof. Nilvan Vasconcellos; os Secretários de Estado da Criança, Sr. Dioclécio Campos Júnior, Secretário Particular do Governador, Sr. Bolivar Rocha; o Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Dep. Patrício, o  Vice Presidente da Câmara Legislativa, Dep. Dr.  Michel, a Secretária de Políticas Públicas para a Mulher, Sra. Olgamir  Amância; o Juiz da Vara da Criança de Brasília, Renato Rodovalho, o Secretário Adjunto de Justiça do DF, Jefferson, o Representante do Dep Distrital, Cláudio Abrantes, Amauri Pessoa, o Comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar de Planaltina, Ten. Coronel Carlos Alberto, Presidente da Ceasa, Sr. Julio Menegotto, Subsecretário da  SUPROC, Coronel Cirlândio, o Delegado da 31ª, Dr. Caraceles, Coordenador Geral do Conselho Tutelar II de Planaltina Julio Cesar, e outras autoridades.
O conselho funciona na Av. WL2 próximo a Administração Regional de Planaltina-DF

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Centro de Saúde I de Planaltina será reinaugurado nesta sexta-feira


Publicação: 07/07/2011 11:35 Atualização: 07/07/2011 11:49
O Centro de Saúde I de Planaltina será reinaugurado às 11h desta sexta-feira (8/7). A unidade de saúde estava em reforma desde dezembro do ano passado. A reabertura do centro deve beneficiar cerca de 45 mil pessoas que moram na região, de acordo com a assessoria de imprensa da Regional de Saúde de Planaltina.

As obras custaram R$ 980 mil aos cofres públicos. Durante o período, a unidade recebeu a restauração na alvenaria, esquadrias, telhado, piso e pintura em geral. As instalações hidráulica e elétrica também passaram por modificações. Além disso, um novo estacionamento foi feito para atender servidores e o público.

Esta é a primeira reforma na unidade de saúde que existe há 30 anos e faz em média oito mil atendimentos por mês. O Centro de Saúde I atende especialidades de clínica médica, ginecologia, pediatria, hanseníase, tuberculose, pneumologia pediátrica, DST/Aids, odontologia, nutrição e ainda tem programas de atenção à saúde dos idosos, hipertensos e diabéticos.

Convite

O Governador do Distrito Federal,
Agnelo Queiroz,
tem a honra de convidar Vossa Senhoria para
Inauguração da Sede do Conselho Tutelar Planaltina II.

Dia 08/07/2011 às 11h30m ao lado da Administração Regional de Planaltina.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Providências tomadas para Avenida Independência



Os moradores da Vila Nossa Senhora de Fátima fizeram uma manifestação na Avenida Independência na quinta-feira 30/06, ateando fogo em madeiras e pneus, fechando os dois sentidos da via. A reivindicação da comunidade era pela instalação de quebra-molas ou semáforos na avenida, a fim de proporcionar maior segurança na travessia.
No mesmo dia da manifestação, o Administrador de Planaltina, Prof. Nilvan Vasconcellos, entrou em contato com o DETRAN para que fossem tomadas providencias.
Na sexta-feira dia 01/07, técnicos do DETRAN visitaram o local e reforçaram a pintura da faixa de pedestre e orientou da impossibilidade da implantação de quebra-molas, por se tratar de uma via arterial.
Hoje dia 04/07, houve novamente manifestação por parte dos moradores da Vila Nossa Senhora de Fátima. No mesmo dia (hoje) Prof. Nilvan, solicitou a presença do Diretor do DETRAN, para que se resolvesse o problema. Ficando então acordado que será instalado um semáforo de pedestre na Avenida Independência, na altura da Vila Nossa Senhora de Fátima, para que se reduza o risco durante a travessia de pedestre.

Planaltina, no DF, recebe ação preventiva de combate à dengue

04/07/2011 14h14 - Atualizado em 04/07/2011 15h23
Agentes da Secretaria de Saúde realizam nesta segunda-feira (4) uma ação preventiva de combate à dengue em Planaltina, região administrativa a 38 quilômetros de Brasília. Eles distribuem folhetos educativos e orientam moradores sobre os cuidados contra a doença. O Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) participa da operação recolhimento entulhos, garrafas, latas, pneus velhos e lixo caseiro.
Segundo a Secretaria de Saúde, o combate a dengue este ano começa no período da seca para evitar epidemia no período chuvoso. A ação vai passar por todas as quadras do Arapoanga, bairro que apresentou alto índice de dengue no ano passado. As estâncias, Mestre D´Armas e Vale do Amanhecer também devem receber a operação preventiva.
Este ano já foram confirmados 92 casos de dengue na região. Em 2010, Planaltina teve 4,6 mil casos registrados. Foi a cidade com mais notificações da doença no DF, segundo a Secretaria de Saúde.

Fonte:
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2011/07/planaltina-no-df-recebe-acao-preventiva-de-combate-dengue.html

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Moradores fazem manifestação na Av. Independência na noite desta quinta-feira

Uma manifestação de moradores da Vila Nossa Senhora de Fátima, próxima à BR-020, exigia providencias a respeito da segurança da rodovia federal, onde recentemente ocorreram cerca de cinco mortes. Os manifestantes fecharam um sentido da Avenida Independência às 18h da noite desta quinta-feira (30/6), com pneus e casas de cachorro, e atearam fogo nos objetos. 

Após uma hora de manifestação, o administrador compareceu ao local e, segundo os moradores, prometeu que será feito um quebra-mola para diminuir a velocidade da via e, a partir disso, atenuar as incidências de morte.

Segundo moradores, caso a promessa não seja cumprida haverá uma outra manifestação na segunda-feira 


Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/06/30/interna_cidadesdf,259219/moradores-fazem-manifestacao-na-br-020-na-noite-desta-quinta-feira.shtml